
A Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação, Sofie, no contexto de realização do seu IV Congresso: Política e Filosofia na Escola: a urgência do pensamento, na semana de 06 a 09 de setembro de 2022, organizado pela FEUSP, e a menos de um mês das eleições brasileiras de 2022, vem reafirmar a necessidade de defesa do estado democrático de direito, com consequente repúdio à candidatura de Jair Messias Bolsonaro e tudo que ela significa para o país.
Acreditamos ser nosso dever rejeitar veementemente uma candidatura que já provou amplamente desprezar os princípios democráticos em geral e, em particular, o direito à educação. É hora de buscar instituir e restabelecer políticas públicas educacionais que respondiam às graves exigências da sociedade brasileira, sobretudo após os últimos quatro anos.
Desde a posse de Jair Bolsonaro em 2019, a educação em suas diferentes frentes foi combatida pelo governo com explícito corte de financiamento, além da sistemática fábrica de desinformação contra professores, universidades, escolas.
A urgência do pensamento é o subtema do congresso que elegeu o tema Política e Filosofia na Escola. Queremos aqui reafirmá-lo, reverberando os posicionamentos de outras sociedades que produzem conhecimento, de universidades e de escolas que vêm alertando para os riscos que uma eventual continuidade desse governo comporta para a educação brasileira.
Em defesa da democracia, pela educação!
Diretoria da SOFIE
