marcasofieed 01

Chamadas Abertas

Conselho Editorial

O Conselho Editorial da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação reúne especialistas do campo da filosofia da educação, com ampla experiência editorial, trajetória de pesquisa na área e reconhecimento pelos serviços prestados à educação brasileira.

Pedro Angelo Pagni – UNESP (editor-chefe)
Antonio Joaquim Severino – UNINOVE
Evandson Paiva Ferreira – UFG
Lílian do Valle – UERJ
Luiz Roberto Gomes – UFSCar
Nadja Herman – UFRGS

Missão, Objetivos e Composição

A missão da Editora da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação, doravante denominada de SOFIE.ed, é de difundir o conhecimento produzido na subárea acadêmica, nos campos de estudos e de ensino compreendidos pela Filosofia da Educação e áreas afins da Filosofia e Ciências Humanas.
O objetivo da SOFIE.ed é o de publicar obras de caráter acadêmico no formato de livros autorais originais e coletâneas, resultantes de estudos ou de ensaios filosóficos-educacionais; livros didáticos, decorrentes de suas atividades de ensino; e traduções de textos relevantes no cenário internacional.
O Conselho Editorial é o órgão deliberativo da SOFIE.ed, responsável pela análise e aprovação de obras para publicação e linha editorial, bem como da apreciação de propostas de contratos vinculados à edição e coedição de livros, entre outras atribuições. Tal Conselho é composto por sete membros com mandato de dois anos, com a possibilidade de uma recondução, indicados pela diretoria e referendado em assembleia geral da SOFIE, escolhidos em conformidade com o escopo editorial, perfil para função e o reconhecimento acadêmico na área.
O Conselho Científico é o órgão responsável, juntamente com o Conselho Editorial, pela definição da política e da linha editorial da SOFIE.ed. Ele é composto por 15 membros, reconhecidos pelo seu notório conhecimento nas áreas mencionadas, tanto no Brasil quanto no Exterior, sendo que ao menos um terço de seus membros seja de pesquisadores estrangeiros.
O Corpo de Pareceristas é responsável pela emissão de pareceres técnicos sobre o mérito das obras submetidas à apreciação da Editora, conforme a sua política editorial. Igualmente, é constituído por consultores brasileiros e estrangeiros de notório saber na área e em condições de avaliar o mérito dos originais, fornecendo subsídios importantes para o julgamento do Conselho Editorial acerca de sua publicação. A indicação dos pareceristas será feita em conformidade com a temática da obra submetida, sob consulta dos nomes indicados em relação a disponibilidade e a eventuais conflitos de interesse para emissão do parecer circunstanciado.

Política Editorial

1. Proposta de linhas editoriais
A Editora da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação publicará obras em quatro linhas distintas:
1. Edital de publicações, lançado até duas vezes ao ano, em que os originais serão submetidos em conformidade com um cronograma e as obras escolhidas dentre as classificadas, seguindo o critério de mérito e originalidade, assim como as disponibilidades orçamentárias da Editora.
2. Demanda induzida de originais em relação a temas ou a materiais didáticos indicados pelo Conselho Editorial, mediante consulta ao Conselho Científico e o referendo das reuniões ordinárias, ou por recomendação das assembleias gerais da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação.
3. Demanda espontânea de originais, com apoio financeiro de agência de fomentos, destinado a coletâneas decorrentes de reuniões científicas e a livros autoriais. As coletâneas decorrentes das mesas dos Congressos bianuais da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação encontram-se contempladas nesta linha.
4. Traduções de livros de relevância acadêmica no cenário internacional da área, com ou sem apoio financeiro das agências de fomento, cujas contribuições sejam efetivas para o desenvolvimento das pesquisas e do ensino da Filosofia da Educação no Brasil e os custos com os direitos autorais e a tradução estejam ao alcance da editora.

2. Trâmites da avaliação dos originais
Em todas as linhas editoriais a submissão dos originais passará por quatro etapas.
A primeira etapa consiste no envio dos originais para o endereço eletrônico: editora@sofiefilosia.org.
A segunda etapa compreende a verificação se os originais estão de acordo com as normas e as diretrizes para autores.
A terceira etapa consiste no envio dos originais para os dois pareceristas que apreciarão o mérito e fornecerão subsídios para o julgamento da obra pelo Conselho Editorial.
A quarta etapa se refere a esse julgamento final acerca da publicação ou não da obra pelo Conselho Editorial.

3. Sobre a avaliação de mérito pelos pareceristas e a deliberação pelo Conselho Editorial
3.1. Os pareceristas devem avaliar:
3.1.1. A correção textual e gramatical dos originais.
3.1.2. A sua originalidade em termos da discussão e a relevância de suas contribuições para a área de filosofia da educação.
3.1.3. O domínio teórico-conceitual da análise.
3.1.4. A coerência dos resultados com a discussão apresentada, com particular atenção à articulação da argumentação com o domínio conceitual.
3.1. 5. Impacto acadêmico e social das conclusões da obra.

3.2. Cabe ao Conselho Editorial, diante dos pareceres de mérito, deliberar sobre:
3.2.1. As congruências e divergências dos referidos pareceres e, se forem contraditórios, solicitar um terceiro parecer.
3.2.2. As eventuais prioridades da publicação da obra para o desenvolvimento das pesquisas e/ou das atividades de ensino na área.
3.2.3. As disponibilidades orçamentárias para a publicação e a composição da obra com o catálogo da Editora.
3.2.4. O cronograma da publicação da obra.

4. Sobre a edição e o formato das publicações.
4.1. A edição é de responsabilidade do/a/s autor/a/es, cabendo à editora a revisão técnica e editoração final, assim como a proposta de capa, a solicitação do ISBN, dentre outras tarefas que compreendem o processo de publicação da obra.
4.2. A publicação da obra será efetuada em formato digital e disponibilizada para download na respectiva seção do site da Sofie destinada à divulgação da editora.
4.3. Em caso de interesse da publicação impressa, a responsabilidade dos custos ficará por conta do/a/s autor/a/es, mesmo quando financiada com o apoio de agências de fomento.

5. Diretrizes para autores e submissão de originais
5.1 Os originais devem ser submetidos seguindo as normas da ABNT 6 destinadas a livros, com instrução normativa a ser detalhada nos editais e, posteriormente, disponibilizada no site da editora da Sofie.
5.2. Os originais deverão ser encaminhados conforme cronograma dos editais e em fluxo contínuo em outras linhas editoriais para editora@sofiefilosia.org.

6. Casos omissos
6.1. Os casos omissos nesta proposta de política editorial serão resolvidos pelo Conselho Editorial.

Rolar para cima